top of page

Shell Eco Marathon Europe 

De 21 a 24 maio de 2015, 230 equipas de 30 países irão assumir o desafio de romper novas fronteiras da eficiência energética na 30ª edição da Shell Eco-marathon Europe. A competição começou em 1985 no Salão Automóvel Circuit Paul Ricard em Le Castellet, França. Em 2000, teve lugar no Circuito Paul Armagnac, em Nogaro, França. A competição mudou-se em 2009 para o Euro Speedway em Lausitz, na Alemanha, antes de se mudar para Roterdão, na Holanda, em 2012.

A edição de 2012 da Shell Eco-marathon Europe também marcou a introdução de um novo desafio para as equipas participantes: um ajuste para promover o circuito citadino. O conceito de um circuito citadino oferece aos alunos um desafio extra: com cinco cantos a 90º na pista, as equipas têm de combinar as suas habilidades de condução com a travagem e aceleração representando até 50% dos resultados. Tomando o desafio para as ruas de Roterdão demonstra como as novas tecnologias podem trabalhar no centro de cidades reais e traz Shell Eco-marathon Europa mais próxima do público. 

Depois de dois anos competindo na mesma pista, os alunos foram apresentados em 2014 com um novo desafio. Ao mudar a direção da pista, os alunos terão de rever a sua estratégia de condução. Ao longo das suas 29 edições, a Shell Eco-marathon Europe viu mudanças radicais no design do carro, por exemplo, com a introdução de materiais leves, como fibra de carbono, bem como a utilização de software de computador para modelar e analisar os veículos. Estes desenvolvimentos resultam em grandes melhorias de eficiência de combustível ao longo dos anos. Em 1985, por exemplo, a Equipa Henry da Suíça no topo da classificação Prototype com 680 km com 1 litro de gasolina. Os vencedores de 2014 foram a equipa Microjoule La Joliverie de França alcançado uma espantosa marca de 3.314 quilômetros com 1 litro de combustível na mesma categoria.

bottom of page